A Bulgária, oficialmente República da Bulgária é um país do sudeste da Europa. O território búlgaro limita-se ao norte com a Romênia, a leste, com o mar Negro, ao sul, com a Turquia e também com a Grécia, a oeste, com a Macedônia e a Sérvia. A capital da Bulgária é Sófia e esta também é a maior cidade do país. Outras grandes cidades são Plovdiv, Varna e Burgas. Com um território de 110.994 km², a Bulgária é o 16º maior país da Europa.
A população do país é de, aproximadamente, 7,05mi de habitantes.
Etnicamente, a população da Bulgária é composta por búlgaros, que representam 83,9% da população, turcos representam 9,4%, ciganos representam 4,7% e outros 0,9% são de 40 origens étnicas diferentes, como por exemplo, russos, armênios, valacos, judeus, tártaros, e sarakatsanios.
A língua oficial é o búlgaro, falado por aproximadamente 96,3% da população do país.
A principal religião da Bulgária é a Igreja Ortodoxa Búlgara, cerca de 82,6% da população se declara adepta a ela. Além de 12,2%, islmamistas, 0,8% protestantes, 0,5 católicos romanos e 4,1% não declararam religião.
O clima predominante no país é o temperado, caracterizado na região por apresentar verões mediterrâneos (quente e seco) e invernos frios e úmidos.
No inverno as temperaturas podem chegar, em média, até - 15 °C e no verão podem até esceder os 30 °C.
A região do Rio Danubio é a que tem maior amplitude térmica, podendo registrar 40 °C no verão e até - 25 °C no inverno.
Ao chegar no aeroporto você será recebido por uma pessoa de nossa equipe de parceiros, devidamente identificada. Se o programa contratado não contar com serviço de transfere incluido ou você desejar contratar outros serviços de transfere, temos a possibilidade de oferecer transferes privados de acordo com sua necessidade.
Os principais aeroportos do país são: Aeroporto de Sófia (também conhecido como Aeroporto de Vrazhdebna), Aeroporto de Varna, Aeroporto de Burgas (também conhecido como Aeroporto de Sarafovo) e Aeroporto de Plovdiv Krumovo.
Os cidadãos da União Europeia estão isentos de visto, podendo entrar no país apenas com um documento de identidade. Para estadas superiores a 90 dias e para outras finalidades deverão fazer o registo junto das autoridades da direção de migração búlgara.
Não é permitido entrar ou sair do país com valores em espécie iguais ou superiores a 10.000 euros ou equivalente.
A escolha do hotel é parte principal de sua experiência de viagem e, por isso, nossa equipe e parceiros da Lusitana Sol analisa e escolhe os hotéis de nosso catálogo de programas de forma a oferecer a nosso turista as melhores opções em conforto, localização e custo-benefício.
A moeda corrente na Bulgária é o Lev (sigla BGN).
1EUR = 1,95BGN
Fuso Horário (GMT+2) verão (GMT+3)
A corrente elétrica na Bulgária é de 230 volts e frequência de 50 Hz.
As tomadas são do tipo C e F, de dois pinos redondos, como padrão da Europa continental.
Não é recomendado o consumo da água comum de torneira, preferível consumo de água mineral engarrafada.
Na Bulgária a gastronomia é ligada à culinária dos Balcãs e foi influenciada pela culinária do Império Otomano, o antigo império turco. No verão e na primavera são usados muitos ingredientes frescos como saladas, sopas frias, frutas e muita carne assada, como churrasco. No outono e no inverno, a alimentação geralmente é mais pesada, com carnes ensopadas, sopas, saladas mais condimentadas, como o Katuk, pimentão assado, podendo ser em conserva ou não, iogurte, azeite, sal, pimenta do reino, endro, alho e vinagre balsâmico.
A cozinha búlgara, combina muitas culturas em um só lugar e suas comidas típicas quase sempre incluem carne de porco ou frango e, ocasionalmente, carne de cordeiro. É uma culinária baseada em cereais (principalmente trigo e milho) plantados no vale do rio Danúbio e também arroz. O pão esta presente em todas as refeições.
Uma sobremesa muito presente no país é o famoso Baklava, feito com massa filo, mel e nozes ou pistache e que vem da cozinha turca e também é muito consumida na Grécia e alguns países do Oriente Médio.
Uma bebida muito comum no verão búlgaro é o Airan (bebida feita de iogurte, água, sal e pode ser temperado com pimenta ou hortelã).
Crimes, com diferentes graus de violência, ocorrem em qualquer lugar do mundo. Durante viagens ao exterior, turistas devem permanecer atentos e ter sempre cautela, independentemente do destino escolhido. A maior parte dos crimes não violentos, como furtos e roubos, pode ser evitada tomando-se precauções normais de segurança, com atenção redobrada a pertences pessoais e a movimentações estranhas em lugares públicos, por exemplo.
Apesar de ser considerado um país seguro, as cidades da Bulgária não estão isentas da ocorrência de furtos e roubos. É importante, portanto, estar atento.
O país é vulnerável a terremotos, alguns deles de alta intensidade. Chuvas torrenciais seguidas de inundações podem ocorrer na primavera e no outono, afetando principalmente as cidades do interior ou no litoral do mar Negro. No inverno podem ocorrer fortes nevascas.
Recomenda-se que o turista viaje com seguro com cobertura mínima de 30.000 € para acidentes, enfermidades e repatriação. Na Lusitana Sol oferecemos o produto ideal para sua viagem, pensado especialmente nas exigências de cada país e na segurança e bem estar de nosso cliente.
Dentre as opções de progamas de viagem, você terá a oportunidade de escolher entre os seguintes regimes de refeição:
Apenas café da manhã: (Alojamento e café da manhã — BB ou APA);
Café da manhã e jantar: (Meia Pensão — MP);
Três refeições: (Pensão completa — PC).