Lisboa
13:26
Moscovo
15:26
PORTUGAL
das 09:00 às 18:00 (Lisboa)
+351 (30) 880-32-16
+351 (21) 319-61-40
+351 (96) 874-38-28
russia@lusitanasol.com
RÚSSIA
das 10:00 às 19:00 (Moscovo)
+7 (495) 108-06-85

 
LusitanaSol

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A GÉORGIA

1 — República da Géorgia

A Geórgia é uma ex-república da União Soviética, localizada na Europa Ocidental na região das montanhas do Cáucaso fazendo fronteira com a Rússia (a leste e a norte), Arménia (a sul), Azerbaijão (a sudeste), Turquia (a sudoeste) e é banhada pelo mar Negro (a oeste). A capital da Geógia é Tbilisi.

Este país obteve sua independência no dia 9 de abril de 1991 após a dissolução da URSS.

A Geórgia possui belas paisagens, com grande extensão de bosques nativos e montanhas. O Monastério Gelati e a Catedral Bagrati são considerados patrimônios da humanidade pela Organização das Nações Unidas (ONU). A economia nacional foi extremamente prejudicada pelo colapso do comunismo e os diversos conflitos entre os grupos separatistas das repúblicas da Ossétia do Sul e da Abecásia, que se estenderam de 1995 a 2000.

A economia da Geórgia apresenta grande um dinamismo, com destaque para o segmento industrial — químico e têxtil. A mineração é desenvolvida por meio da extração de manganês e cobre. A agricultura, por sua vez, baseia-se no cultivo de frutas cítricas. O turismo é outra atividade econômica de fundamental importância para o país, uma vez que a localização geográfica da Geórgia (banhada pelo mar Negro) proporciona belezas naturais que atraem milhares de visitantes.

Em 2009, a Geórgia retirou-e da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), bloco formado pelas antigas nações que integravam a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

2 — A população

A população da Géorgia é de cerca 4,2 milhões de habitantes, constituída na sua maioria, por georgianos ou «gur» (67% do total), ao lado dos quais vivem russos, armênios, abecásios, azerbaijanos e ossetas.

A língua oficial da Geórgia é o georgiano, usado nos assuntos do governo, comércio e educação e falado por cerca de 71% da população.

Este idioma possui o seu próprio alfabeto com 33 letras.

A grande maioria da população georgiana pratica o cristianismo ortodoxo. A Igreja Ortodoxa da Geórgia é uma das mais antigas igrejas cristãs no mundo

3 — O clima

O clima da Geórgia é diversificado: A parte oeste do território georgiano apresenta um clima subtropical húmido e marítimo, com precipitações abundantes durante o outono e inverno que variam entre 1 000 e 4 000 milímetros, a parte oriental varia de moderado húmido para subtropical seco.

Na capital a precipitação anual é menos que 500 milímetros por ano. A primavera é a época mais chuvosa. O verão é quente e de céu quase sem nuvens; o inverno é longo, muito frio e de céu parcialmente encoberto. Durante o ano inteiro, o tempo é seco. Ao longo do ano, em geral a variação da temperatura é de -2 °C a 32 °C e raramente é inferior a -7 °C ou superior a 36 °C

4 — O aeroporto de destino e transferências.

A Geórgia tem 3 aeroportos: Aeropoto Internacional de Tbilisi (TBS, Geórgia), Aeroporto International Batumi (BUS, Geórgia) e o Aeroporto Internacional Kutaisi.

As principais companhias aéreas que voam o aeroporto Tbilisi são: Turkish Airlines, Air Arabia, Georgian Airways, Air Astana, Qatar Airways, Egyptair, Emirates Airline, Flyduba

As principais companhias aéreas que voam para o aeroporto Batumi são: Turkish Airlines, Israir Airlines, Belavia — Belarusian Airlines, El Al Israel Airlines, Yanair, FlexFlight, S7 Airlines, Ural Airline

As principais companhias aéreas que voam para o aeroporto Kutaisi são: Wizz Air, Wizz Air UK, Ural Airlines, Red Wings Airlines

5 — Os vistos

Cidadãos dos países que fazem parte da União Europeia não precisam de visto para entrar na Géorgia. A entrada na Geórgia sem visto de turista é permitida até 365 dias para cidadãos de 95 países. Se o seu país não estiver incluído nesta lista, existem 50 países que, com visto ou residência permanente, podem visitar a Geórgia sem visto. Uma lista completa desses países está disponível no site da embaixada. Se precisar de um visto para sua nacionalidade, poderá solicitá-lo na embaixada da Geórgia mais próxima ou através de um aplicativo eletrônico em www.evisa.gov.ge.

6 — Procedimentos aduaneiros

É essencial declarar qualquer item de valor pessoal e notificar a alfândega se estiver a viajar com mais de 30.000 GEL em dinheiro (lari da Geórgia), o que equivale a aproximadamente US $ 11.500 (a partir de novembro de 2017). É permitido transportar até 200 cigarros, não mais que 3 litros de vinho e 10 litros de cerveja com isenção de impostos. É proibida de explosivos, drogas e medicamentos ilícitos. A exportação de itens de valor cultural e histórico da Geórgia também é proibida, a menos que com permissão do Ministério da Cultura da Geórgia.

7 — O hotel

A escolha do hotel é parte principal da sua experiência da viagem e, por isso, nossa equipa e parceiros da Lusitana Sol apresentarão as possíveis escolhas dos hotéis com o objetivo de oferecer ao nosso cliente as melhores opções de conforto, localização e custo-benefício.

8 — A moeda local e seu preço

O Lari georgiano é a moeda legal da República da Geórgia. É dividido em 100 tetri. Seu código ISO 4217 é GEL. A moeda estável pode ser trocada em um grande número de casas de câmbio oficiais em toda a cidade. Atualmente 1 Lari giorgiano é igual a 0,28 €.

Os preços estão geralmente marcados em dólares US ou €, ainda que o pagamento seja feito na divisa local. A rede ATM está já bastante difundida nas principais cidades e o cartão de crédito é aceite nos principais estabelecimentos comerciais.

9 — Fusos horários

A hora local da Georgia está à frente de Greenwich em +4 horas (incluindo a temporada de verão). Os clientes que chegam da União Europeia precisam adiantar seus relógios +3 horas no inverno e +2 horas no verão.

10 — Eletricidade

A tensão elétrica é de 220 volts; frequência de 50 Hertz; o plugue geralmente tem dois orifícios. (Tipo de adaptador elétrico C, F) Se você tentar usar dispositivos elétricos, deverá solicitar um adaptador ao hotel, que terá prazer em fornecê-lo.

11 — A Água

Água corrente da Geórgia é potável, mas é aconselhável beber apenas água engarrafada ou filtrada.

12 — A comida

A Geórgia tem uma longa e variada tradição culinária, onde predominam pratos picantes e cuja base são legumes, pães e pratos de carne. A influência da Europa e de seus vizinhos do Médio Oriente resultou em alimentos deliciosos, coloridos e um tanto únicos. Cada uma das nove regiões tem suas próprias tradições culinárias e alimentares.

Os pratos mais tradicionais são: Khinkali, Kachapuri, Mtsvadi, entre outr

13 — Crime / nível de crime

A atividade criminal na Georgia associada a violência e roubo é muito baixa; igual ou menor que nos países europeus; e por isso irá sentir-se muito seguro e ter uma sensação de segurança dentro e fora do hotel, bem como nas excursões.

14 — Seguro de Viagem

De acordo com as disposições da Lei e para a sua própria segurança, será necessário obter o seguro de viagem para a Geórgia.

15 — Refeições / Ágape

Ao escolher o seu pacote turístico e de viagem, terá a oportunidade de escolher entre os seguintes regimes de alojamento:

  • Alojamento+ Pequeno-almoço
  • Meia Pensão: Pequeno-almoço +(Almoço ou Jantar)
  • Pensão completa: Pequeno almoço+Almoço+Jantar

16 — Compras

As lojas da Geórgia e principalmente na sua capital existem uma grande variedade de produtos comerciais e artesanais. As compras na Geórgia incluem roupas e sapatos nacionais, acessórios e ornamentos incomuns, aço frio tradicional, pratos, itens de decoração de interiores e muito mais. Existem ruas comerciais completas no país, nas quais você encontrará shoppings, lojas de departamento, lojas e boutiques. A maioria das lojas do país fica aberta das 9h às 19h, sem intervalo para almoço. No entanto, alguns deles fecham mais tarde, às nove ou dez da noite. Os mercados estão abertos das seis da manhã às duas da tarde. Geralmente, não há fins-de-semana durante o horário de funcionamento das lojas, mas eles podem fechar um pouco mais cedo aos sábados e domingos.