Lisboa
15:42
Moscovo
17:42
PORTUGAL
das 09:00 às 18:00 (Lisboa)
+351 (30) 880-32-16
+351 (21) 319-61-40
+351 (96) 874-38-28
russia@lusitanasol.com
RÚSSIA
das 10:00 às 19:00 (Moscovo)
+7 (495) 108-06-85

 
LusitanaSol

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A NORUEGA

1 — Reino da Noruega

A Noruega, oficialmente Reino da Noruega está localizada na parte oeste da península Escandinava, a Noruega é banhada pelo oceano Atlântico e possui fronteiras terrestres com a Suécia, Finlândia e Rússia. Parte de seu território está situada ao norte do Círculo Polar Ártico, local onde o Sol permanece visível durante 24 horas no verão, daí a origem do termo «Terra do Sol da Meia-Noite».

O país possui uma extensa costa litorânea, recortada por fiordes (golfos estreitos e profundos, delimitados por montanhas). Essas características físicas proporcionam belas paisagens, além de impulsionarem a atividade pesqueira.

2 — A população

A população da Noruega é de cerca de 5,36mi de habitantes e maioria dos noruegueses são de origem norueguesa, um povo germânico setentrional.

A maioria da população se define como membro da Igreja da Noruega (protestante, de confissão luterana), mas têm uma participação muito baixa nas atividades e ritos religiosos, permanecendo na igreja do estado para usarem os serviços de batismo, crisma, casamento e funeral, ritos que têm forte legitimidade cultural no país.

A língua oficial da Noruega é o norueguês, que é uma língua germânica muito próxima do dinamarquês e do sueco. A língua norueguesa tem duas formas — o bokmål e o nynorsk, sendo o bokmål falado pela maioria dos habitantes. A minoria lapônica fala o lapão, e a minoria kven (fino-norueguesa) fala o kven, uma língua aparentada com o finlandês e o meänkieli.

A maior parte da população domina o inglês.

3 — O clima

O clima da Noruega pode ser oceânico, continental, subártico e alpino, com verões amenos e invernos longos e rigorosos, devido à sua elevada latitude, com ventos fortes e alta precipitação de neve. Porém uma grande faixa litorânea do país, à beira do Mar do Norte e do Mar da Noruega, é aquecida pela corrente do golfo, fazendo com que apresente-se mesmo nos messes mais frios, temperaturas médias superiores a 0 °C.

Invernos tem dias curtos e noites longas. As temperaturas nesta estação do ano atingem valores negativos (-30º), com especial incidência no norte interior e nas áreas de montanha. No norte da Noruega é possível assistir ocasionalmente ao fenómeno natural Aurora Boreal.

O Verões são curtos e amenos, com dias longos e noites curtas. Nesta época do ano é possível assistir ao fenómeno do sol da meia-noite a Norte do círculo polar Ártico.

4 — O aeroporto de destino e transferências

Ao chegar no aeroporto você será recebido por uma pessoa de nossa equipe de parceiros, devidamente identificada. Se o programa contratado não contar com serviço de transfere incluido ou você desejar contratar outros serviços de transfere, temos a possibilidade de oferecer transferes privados de acordo com sua necessidade.

O principais aeroportos do país são: Aeroporto de Oslo Gardermoen (mais importante do país e um dos mais movimentados do norte da Europa), Aeroporto de Bergen, Aeroporto de Stavanger Sola, Aeroporto de Tromsø-Langnes, Aeroporto de Sandefjord Torp, Aeroporto de Trondheim-Vaernes, Aeroporto de Bodø, Aeroporto de Kristiansand Kjevik e o Aeroporto de Harstad/Narvik.

5 — Os vistos

O país faz parte do chamado Espaço Schengen, área criada por convenção entre países europeus na qual não há controles fronteiriços ou alfandegários. Cidadãos de países pertencentes (ou titulares de residência permanente) à União Europeia em uma estada inferior a 90 dias autorizada, podendo viajar apenas com seu documento de identificação válido emitido por seu país de residência.

6 — Procedimentos aduaneiros

Os seguintes documentos podem ser exigidos pelas autoridades de fronteira da Noruega, normalmente a cidadãos cujo passaporte não pertença à um país da União Europeia: Passaporte válido por pelo menos 6 meses e com no mínimo 3 páginas em branco, comprovante de reserva de hospedagem, comprovante de meios financeiros suficientes para permanência na área Schengen, documento de viagem com validade mínima de 180 dias após a saída da área Schengen, passagem de ida e volta, carta convite da pessoa de referência que mora na área Schengen, carta ou declaração do empregador ou outro documento que comprove a volta ao país de origem/residência e seguro de saúde com cobertura mínima de 30.000,00 €.

Apesar de ser permitido viajar para a Noruega apenas com o cartão de cidadão / bilhete de identidade, sem necessidade de visto até 90 dias de permanência, recomenda-se a posse de um passaporte válido, porquanto este documento é exigido para qualquer ato com efeitos na ordem jurídica norueguesa, como por exemplo: abrir conta no banco, requerer autorização de permanência superior a 90 dias, autorização de residência, autorização para trabalhar, identificação junto da polícia e nos correios.

Há restrições quanto ao porte de moeda na entrada e saida do país, que são de 25.000 coroas norueguesas (ou equivalente).

7 — O hotel

A escolha do hotel é parte principal de sua experiência de viagem e, por isso, nossa equipe e parceiros da Lusitana Sol analisa e escolhe os hotéis de nosso catálogo de programas de forma a oferecer a nosso turista as melhores opções em conforto, localização e custo-benefício.

8 — A moeda local e seu preço

A moeda corrente na Noruega é o kroner (NOK), conhecida em português como coroa norueguesa.

1EUR = 11,52NOK (Referencia 26.03.2020)

9 — Fusos horários

Fuso Horário (GMT+1) verão (GMT+2)

10 — Eletricidade

A corrente elétrica em Noruega é de 220 volts e frequência de 50 Hz.

As tomadas são do tipo C e F, de dois pinos redondos, como padrão da Europa continental.

11 — A Água

A água de torneira é apropriada para o consumo em toda a Noruega.

A maior parte das águas que correm nas florestas e montanhas da Noruega é limpa e potável, no entanto, recomenda-se não consumir água em áreas de pastagens ou degelo de geleiras, que podem conter microrganismos nocivos.

12 — A comida

A culinária na Noruega é bastante saudável e composta, basicamente, de grãos, vegetais, carnes curadas e de carneiro, amoras selvagens e, claro, o pescado, sem esquecer dos ensopados de final de semana ou waffles com queijo marrom. A pesca e o preparo de peixes de grande fazem parte da cultura norueguesa. Há muitos anos, o bacalhau seco era o grande produto de exportação do país, mas hoje ele foi substituído pelo salmão fresco e pelo bacalhau ártico. É bem possível que você tenha experimentado pescado norueguês, mesmo sem saber disso. Hoje, a Noruega é o segundo maior exportador de pescado do mundo e o equivalente a 37 milhões de refeições é obtido das águas e consumidos mundialmente, todos os dias. Nos mercados maiores de peixe, você encontra mexilhões e vieiras, lagostins e caranguejos, além de uma infinidade de outros peixes. Mais ao norte, você poderá experimentar iguarias locais como os caranguejos-rei e as trutas do ártico.

A Noruega tem alguns pratos tradicionais de frutos do mar, como o famoso salmão defumado, a truta defumada e o gravlaks. O tørrfisk, um tipo de bacalhau seco não salgado, foi o produto mais exportado pelo país durante muitos anos e ainda é uma fonte de orgulho para as regiões do norte, especialmente Lofoten.

A rakfisk, uma truta fermentada, e o mølje, um bacalhau servido com fígado e ovas de peixe, são outros pratos tradicionais do norte da Noruega, especialmente para os corajosos. Outros tipos de frutos do mar, como camarão, caranguejo e mexilhões, estão mais associados ao sul do país.

O queijo mais famoso da Noruega é, tradicionalmente, o brunost ou queijo marrom — com o soro de leite coalhado caramelizado.

13 — Crime / Segurança

Não há, na Noruega, avisos específicos ou situações que demandem grande atenção por parte dos viajantes, mas algum grau de cautela é sempre necessário ao viajar, independentemente do destino escolhido. Turistas devem viajar ao país com precauções normais de segurança.

Como noutros países europeus, existe alguma criminalidade. Como tal, deverão ser adotadas precauções relativamente à eventualidade da ocorrência de tentativa de furto, especialmente nas áreas mais movimentadas.

14 — Seguro de Viagem

Recomenda-se que o turista viaje com seguro com cobertura mínima de 30.000 € para acidentes, enfermidades e repatriação, conforme recomendado para aqueles que visitem países aderentes ao tratado de Schengen. Na Lusitana Sol oferecemos o produto ideal para sua viagem, pensado especialmente nas exigências do país e na segurança e bem estar de nosso cliente.

15 — Refeições

Dentre as opções de progamas de viagem, você terá a oportunidade de escolher entre os seguintes regimes de refeição:

Apenas café da manhã: (Alojamento e café da manhã — BB ou APA);

Café da manhã e jantar: (Meia Pensão — MP);

Três refeições: (Pensão completa — PC).

16 — Compras

Durante sua visita ao país, poderá comprar desde artigos tradicionais a grandes marcas mundialmente conhecidas de moda ou artigos eletrônicos.

Você poderá encontrar lindos objetos de decoração que misturam materiais tradicionais, como madeira, couro e lã, com influências e estilos contemporâneos, além de artigos de vestuário em lã, já que a arte do tricô ter uma longa tradição na Noruega.

Souvenires mais típicos e tradicionais, como trolls, lindas peças de vidro, joias locais e peles de carneiro e rena podem ser encontrados. Algumas especialidades da culinária local também podem ser levadas para casa, como o fenalår (a perna de carneiro seca e salgada), salsichas, queijos premiados das montanhas e cervejas locais.