Lisboa
15:22
Moscovo
17:22
PORTUGAL
das 09:00 às 18:00 (Lisboa)
+351 (30) 880-32-16
+351 (96) 874-38-28
russia@lusitanasol.com
RÚSSIA
das 10:00 às 19:00 (Moscovo)
+7 (495) 108-06-85
 
LusitanaSol

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A ROMÉNIA

1 — Roménia

Roménia está localizada no centro-sudeste da Europa, no norte da península dos Bálcãs e na costa ocidental do mar Negro. Faz fronteira com Hungria, Sérvia, Ucrânia, Moldávia e Bulgária, apresenta um território de 238.391km2 e é o sétimo membro mais populoso da União Europeia.

Com uma rica história cultural, a Romênia tem sido o lar de artistas, músicos e inventores influentes e apresenta uma variedade de atrações turísticas, como o «Castelo do Drácula».

2 — A população

Roménia possui, aproximadamente, 19,6mi de habitantes e sua capital e maior cidade, Bucareste, é a sexta maior cidade da Uniao Europeia. Cerca de 90% da população identifica-se como praticantes da Ortodoxia Oriental e são falantes nativos do romeno, uma língua românica. As principais línguas estrangeiras que circulam actualmente na Roménia são o inglês, o francês e o alemão.

A população romena é composta etnicamente em, aproximadamente, 88,9% romena, 6,5% húngara e 3,3% cigana. Outras minorias incluem ucranianos, alemães, turcos, russos lipovanos e tártaros.

3 — O clima

O clima da Roménia é determinado principalmente pela sua posição no globo terrestre, à metade da distância entre o Polo Norte e o Equador, o que acaba por gerar um clima temperado de tipo continental, com grandes amplitudes térmicas na Primavera e no Outono. O Verão é muito quente e o Inverno bastante frio (de novembro ao fim de março). A maior taxa de pluviosidade é registrada nos meses de maio e junho.

4 — O aeroporto de destino e transferências

Ao chegar no aeroporto você será recebido por uma pessoa de nossa equipe de parceiros, devidamente identificada. Se o programa contratado não contar com serviço de transfere incluido ou você desejar contratar outros serviços de transfere, temos a possibilidade de oferecer transferes privados de acordo com sua necessidade.

Os principais aeroportos do país são: Aeroporto Internacional Henri Coanda de Bucareste, Aeroporto Internacional de Avram Iancu de Cluj, Aeroporto Internacional Traian Vuia de Timisoara (ou Aeroporto de Giarmata), Aeroporto Internacional de Iasi e Aeroporto Aurel Vlaicu de Bucareste (ou Aeroporto de Baneasa).

5 — Os vistos

Cidadãos portadores de passaportes de países membros da União Europeia não necessitam de visto para entrada no país.

6 — Procedimentos aduaneiros

Não há restrições ou recomendações sobre a entrada ou saida do país com valores em dinheiro, qualquer que seja a moeda.

7 — O hotel

A escolha do hotel é parte principal de sua experiência de viagem e, por isso, nossa equipe e parceiros da Lusitana Sol analisa e escolhe os hotéis de nosso catálogo de programas de forma a oferecer a nosso turista as melhores opções em conforto, localização e custo-benefício.

8 — A moeda local e seu preço

Leul (plural: lei, abreviatura alternativa: RON). A subdivisão do Leu é o Ban, sendo 1 Leu = 100 Bani.

1EUR = 4,83RON (referência: 26.03.2020)

9 — Fusos horários

Hora leste-europeia (GMT и 2) e verão (GMT+3)

10 — Eletricidade

A corrente elétrica na Roménia é de 220Volts e as tomadas são do tipo C e F, de dois pinos redondos, como padrão da Europa continental.

11 — A Água

Não é recomendado o consumo da água comum de torneira, preferível consumo de água mineral engarrafada.

12 — A comida

A gastronomia romena é mesmo um mix de influências dos povos que passaram por ali. Há um toque da culinária grega, romana, turca, assim como sabores dos vizinhos eslavos e saxões.

Muito ligada aos produtos da agricultura local, caracteriza-se por sabores intensos e condimentados e carnes grelhadas.

Entre os principais pratos típicos romenos, vale a pena experimentar: Ciorbă, nada mais é que uma sopa e a mais tradicional é feita com feijão e carne. Bulz, polenta com bacon, ovo frito e queijo. Sarmale, que é o charuto de repolho recheado com carne de porco, arroz e muito tempero. Mititei, que nada mais é que uma carne grelhada em formato cilíndrico feita com carne de boi, de cordeiro e de porco bem temperados. Tochitură, uma carne de porco feita com molho de tomate e servida com polenta, ovo frito e queijo. Saramură de crap, uma carpa salgada servida com polenta. E Papanasi, o doce mais típico de Bucareste — uma espécie de bola de Berlim, servida quente, coberta com geleia e creme de queijo doce.

13 — Crime / Segurança

Apesar da maioria dos crimes na Roménia não serem violentos ou resultarem de confrontações, estas situações não são frequentes. Os carteiristas atuam sobretudo nas estações ferroviárias e nos comboios. Crimes, com diferentes graus de violência, ocorrem em qualquer lugar do mundo. Durante viagens ao exterior, todo turista deve manter-se atento e ter sempre cautela, independentemente do destino escolhido.

14 — Seguro de Viagem

É recomendado aos turistas que visitem a Roménia que tenham um seguro de assistência no estrangeiro que cubra despesas de emergência e uma eventual evacuação.

Na Lusitana Sol oferecemos o produto ideal para sua viagem, pensado especialmente nas exigências de cada país e na segurança e bem estar de nosso cliente.

15 — Refeições

Dentre as opções de progamas de viagem, você terá a oportunidade de escolher entre os seguintes regimes de refeição:

Apenas café da manhã: (Alojamento e café da manhã — BB ou APA);

Café da manhã e jantar: (Meia Pensão — MP);

Três refeições: (Pensão completa — PC).

16 — Compras

Em visita à Roménia, o turista pode encontrar diversas opções bastante atrativas para compra, sejam artigos de grandes marcas internacionalmente conhecidas ou lembranças e produtos artesanais para presentear amigos e familiares.

Em produtos característicos do país e que são ótimas opções para presentear ou levar como lembrança da Roménia, estão os artigos feitos em cerámica Horezu, que estão incluidas na lista do património cultura imaterial da UNESCO, produtos com motivos folclóricos como blusas e camisetas, ícones em vidro, cosméticos a base de procaína ou substáncias ativas encontradas nos vulcões de lama de Berca e até mesmo veneno de abelha (que aliviam dores articulares), lembranças com o tema Drácula, uma garrafa de ţuică (bebida nacional), ovos pintados, doce de noz verde e até alimentos tradicionais como carnes curadas na Salina Turda.